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Relatório Estado da Educação 2024 aponta necessidade de quase quarenta mil professores até 2034/2035 e maior desigualdade nos resultados de alunos carenciados e estrangeiros

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Por
Francisco Gonçalves
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  • O Conselho Nacional de Educação publicou, na semana passada, o relatório “Estado da Educação 2024”.
  • O estudo aponta a necessidade de quase quarenta mil novos professores até 2034/2035.
  • Destacam-se resultados escolares abaixo entre alunos carenciados e estudantes estrangeiros.
  • O documento reforça a percepção de uma grave escassez de docentes e de crescimento da desigualdade nos resultados educativos.

O Conselho Nacional de Educação publicou na semana passada o relatório Estado da Educação 2024. O documento aponta a necessidade de quase 40 000 novos professores até 2034/2035 e destaca resultados escolares mais baixos entre alunos carenciados e estrangeiros.

O relatório indica uma grave escassez de docentes no país e aponta para o aumento da desigualdade no desempenho escolar. A conclusão aponta para desafios estruturais no sistema de ensino.

Portugal é citado como contexto de análise, com impactos sentidos sobretudo por famílias com menos recursos e por estudantes estrangeiros, que registo menor desempenho em várias fases da escolaridade.

As conclusões do relatório devem orientar políticas públicas no setor educativo, sem apresentar medidas específicas no texto, que ainda exige avaliação adicional por parte de decisores e autores.

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