- O Governo vai reforçar as compensações pagas aos produtores afetados por ataques de lobo-ibérico.
- O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência.
- O objetivo é reequilibrar a posição dos agricultores perante as medidas de proteção da espécie.
- O conteúdo completo está acessível apenas para subscritores.
O Governo vai reforçar as compensações pagas aos produtores afetados por ataques de lobo-ibérico, anunciou hoje o ministro da Presidência. A medida visa reequilibrar a posição dos agricultores face às atuais medidas de proteção da espécie.
Segundo o ministro, as alterações pretendem melhorar o apoio financeiro aos produtores que registam prejuízos associados a ataques de lobo-ibérico. Não foram avançados montantes nem critérios específicos durante a declaração.
A fala ocorreu no âmbito de uma iniciativa governamental dirigida a mitigar o impacto económico sobre as explorações afetadas, sem alterar as regras de proteção da espécie. Os detalhes operacionais deverão ser comunicados oportunamente.
Contexto e próximos passos
As ações anunciadas inserem-se numa linha de apoio já prevista para setores vulneráveis, com foco na compatibilização entre conservação da fauna e sustentabilidade económica dos produtores. O governo promete esclarecer critérios e prazos em breve.
Entre na conversa da comunidade