- As novas tabelas de retenção na fonte para IRS 2026 entraram em vigor.
- O tema é tema do IRS 2026 e envolve mudanças nas regras de retenção.
- O editor de Economia do Negócios, Paulo Ribeiro Pinto, explica o que muda.
- O conteúdo, de momento, não detalha as alterações específicas, apenas que houve ajustes.
As novas tabelas de retenção na fonte do IRS para 2026 já entraram em vigor em Portugal. As mudanças afetam as remunerações sujeitas a retenção ao longo deste ano fiscal.
O editor de Economia do Negócios, Paulo Ribeiro Pinto, descreve as alterações e como estas influenciam o valor retido aos trabalhadores. A explicação centra-se na forma como as tabelas se ajustam aos rendimentos.
As novas regras entram em vigor com a atualização anual do IRS, aplicada desde o início de 2026. Este alinhamento visa refletir mudanças económicas e de política fiscal praticadas pelo governo.
Ajustam-se faixas de rendimento e valores de retenção, com impactos diretos na liquidez mensal dos trabalhadores e na tesouraria das empresas que efetuam retenções para pagamento futuro. As mudanças procuram maior precisão na cobrança.
Para trabalhadores, o efeito pode significar retenções ligeiramente diferentes ao longo do ano, dependendo do escalão de rendimento. As empresas devem rever os cálculos de retenção para evitar erros no processamento salarial.
Entre na conversa da comunidade