- Em Montreal, na 32.ª Sélection Mondiales des Vins (SMV), realizada entre 8 e 11 de outubro de 2025, os vinhos do Alentejo venceram 23 medalhas de ouro, quase o dobro de 2024.
- Foram inscritos 56 vinhos alentejanos, o maior número já registado nos últimos anos.
- Dois rótulos entraram no TOP 30 da SAQ (Sociedade de Álcool do Quebeque): Casa Santos Lima Fortíssimo Tinto 2023 e Monte da Cal Tinto 2021.
- Existem hoje mais de oitenta referências de vinhos do Alentejo disponíveis na SAQ, fortalecendo a presença da região no Canadá.
- O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo (CVRA), Luís Sequeira, sublinhou a força e a consistência dos vinhos alentejanos e destacou o Canadá como mercado estratégico para a região.
Em 2025, os vinhos do Alentejo alcançaram um marco no Canadá, vencendo 23 medalhas de ouro na SMV (Sélection Mondiales des Vins) realizada em Montreal entre 8 e 11 de outubro. No total, 56 vinhos alentejanos foram inscritos, o maior número dos últimos anos, e dois rótulos entraram no TOP 30 da SAQ.
Além das medalhas, dois vinhos entraram na lista TOP 30 da SAQ, a Sociedade de Álcool do Quebeque: Casa Santos Lima Fortíssimo Tinto 2023 e Monte da Cal Tinto 2021. Este desempenho reforça a presença de consumidores canadianos junto da oferta alentejana, que já soma mais de 80 referências disponíveis na SAQ.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) assinala que os resultados demonstram consistência e reconhecimento num dos mercados mais competitivos do mundo. O presidente Luís Sequeira destaca a força dos vinhos do Alentejo e o trabalho contínuo dos produtores, visto como estímulo para ampliar a presença na América do Norte.
Desempenho e Estratégia no Canadá
O Canadá é apresentado pela CVRA como mercado estratégico para o Alentejo, com perspetiva de diversificação das exportações. A região tem vindo a defender uma maior oferta portuguesa, especialmente após a retirada de 31 milhões de litros de vinho norte-americano das prateleiras canadianas entre fevereiro e março.
Contexto e Sustentabilidade
A notoriedade do Alentejo no Canadá é acompanhada pela tradição histórica de Vinho de Talha, uma das poucas regiões com esta prática há mais de dois mil anos. A CVRA também destaca um programa de sustentabilidade, que orienta melhores práticas nas vinhas e nas adegas, contribuindo para a credibilidade da região junto de mercados exigentes.