Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

PSP detém 63 estrangeiros ilegais apenas no Grande Porto

Na Área Metropolitana do Porto, a PSP deteve 63 estrangeiros ilegais no ano passado, após fiscalizar 5 394 pessoas em 517 operações

Telinha
Por
Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • Em 2025, na Área Metropolitana do Porto, foram fiscalizados 5.394 estrangeiros pela PSP.
  • Foram detidos 63 estrangeiros ilegais (53 por permanência irregular; 10 por crimes como falsificação de documentos, posse de arma proibida e crimes contra a propriedade).
  • O Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço aumentou as ações, com 167 contraordenações ao abrigo da Lei dos Estrangeiros em 517 operações.
  • Foram notificados 106 estrangeiros para abandono voluntário do território e localizados 233 com diligências pendentes no Sistema de Informação Schengen.
  • Identificados 56 alojamentos ilegais, com cerca de 900 cidadãos estrangeiros, apresentando irregularidades como sobrelotação, condições precárias de higiene e ausência de contratos de arrendamento.

O balanço de 2024 para a Área Metropolitana do Porto revela que as equipas especializadas da PSP detiveram 63 estrangeiros ilegalmente no espaço urbano da região. As ações aconteceram no âmbito de operações da NECF, coordenada pela UNEF.

Ao todo, foram 53 detenções por permanência irregular em território nacional e 10 por crimes como falsificação de documentos, posse de arma proibida e crimes contra a propriedade. A NECF registou ainda 167 contraordenações ao abrigo da Lei dos Estrangeiros.

Durante o ano, ocorreram 517 operações policiais na Área Metropolitana do Porto, com fiscalização a 5 394 estrangeiros. Foram notificados 106 para abandono voluntário do território e 233 localizados com diligências pendentes no SIS.

Alojamentos e condições

Identificaram-se 56 alojamentos ilegais, ocupados por cerca de 900 cidadãos estrangeiros. Refira-se que nesses imóveis foram detectadas irregularidades como sobrelotação, más condições de higiene e pragas, além da ausência de contratos de arrendamento.

Objetivo das operações

A PSP explica que as ações dos NECF visam a prevenção e repressão de imigração irregular e tráfico de seres humanos, bem como a identificação de situações de vulnerabilidade social associadas a habitação precária e acesso dificultado ao mercado de trabalho regulado.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais