- O ator Timothy Busfield entregou-se à polícia de Albuquerque, no Novo México, na terça-feira, após a emissão de um mandado de captura em seu nome.
- Está a ser acusado de dois crimes de contacto sexual com um menor, com alegadas ocorrências entre 2022 e 2024 junto de dois irmãos gémeos com quem trabalhou na série The Cleaning Lady.
- As denúncias referem que o primeiro toque ocorreu em novembro de 2022, quando o menino tinha sete anos, com toques repetidos noutras ocasiões quando tinha oito anos.
- A investigação começou em novembro de 2024, após uma denúncia feita por um médico aos pais das crianças; uma das vítimas apresentava transtorno de stress pós-traumático e ansiedade.
- Busfield gravou um vídeo, tornado público pelo TMZ, no qual nega as acusações e afirma que vai enfrentar as mentiras, tendo dito que viajou para Albuquerque para proceder à entrega com a ajuda de um advogado.
Timothy Busfield, ator norte-americano conhecido por The West Wing, entregou-se às autoridades de Albuquerque, Novo México. O mandado de captura emitido na sexta-feira levou-o a apresentar-se na polícia na terça-feira. A acusação envolve abuso sexual de menores entre 2022 e 2024.
Antes de se entregar, Busfield gravou um vídeo divulgado pelo TMZ, no qual recusa as acusações e afirma lutar contra as alegações com uma equipa jurídica. O ator de 68 anos diz ainda que espera ficar liberto e voltar ao trabalho em breve.
O vídeo revela que recebeu o contacto policial na sexta-feira, tendo saído do estado para entregar-se. O ator já contratou advogados e colaborou com as autoridades durante a investigação, iniciada em novembro de 2024.
Acusações e vítimas
Segundo o mandado citado pelo Guardian, Busfield enfrenta dois crimes de contacto sexual com menor. As supostas vítimas são dois irmãos gémeos com quem trabalhou na série The Cleaning Lady.
As alegadas agressões teriam ocorrido entre novembro de 2022 e a primavera de 2024. Uma das crianças sofreu transtorno de stress pós-traumático e ansiedade, com relatos de pesadelos associados ao ator.
Contexto da investigação
A investigação teve início após uma denúncia feita por médicos, com base em informações fornecidas pelos pais das crianças. A mãe descreveu que os abusos tiveram continuidade ao longo de vários meses.
Durante o processo, a família indicou que as crianças chamavam Busfield de “Tio Tim” no ambiente de produção. Em novembro do ano passado, Busfield negou as acusações, sugerindo que a mãe procurava vingança pela substituição de atores na série.
Entre na conversa da comunidade