- Um homem foi acusado, em Tóquio, sob a lei anti-duelo de 1889, numa rixa que resultou na morte do adversário.
- O suspeito, Fuzuki Asari, de 26 anos, e a vítima, Naoya Matsuda, de 30, teriam combinado lutar no distrito de Kabukicho.
- Matsuda morreu a 12 de outubro num hospital de Tóquio, devido a múltiplos falhanços de órgãos após traumatismo craniano.
- A acusação baseia-se na prática de duelar; não foi especificado se foram usados armas. A lei prevê prisão entre dois e cinco anos para quem participa de duelo.
- O caso é parte de uma aplicação rara da lei anti-duelo, que já tinha surgido em outubro passado numa altercação na província de Gunma.
As autoridades japonesas invocaram uma lei anti-duelo de 1889 para acusar um homem envolvido numa rixa que resultou na morte do seu adversário em Tóquio, em setembro. O alegado duelo ocorreu no movimentado distrito de Kabukicho, segundo a polícia.
O suspeito, Fuzuki Asari, de 26 anos, foi detido na quarta-feira e enfrenta uma acusação baseada nessa lei antiga por duelar e por ferimentos que causaram a morte do oponente, Naoya Matsuda, de 30 anos.
Matsuda morreu a 12 de outubro, num hospital de Tóquio, devido a falência múltipla de órgãos provocada por traumatismo craniano. Não foi especificado se houve uso de armas.
A lei de 1889 determina prisão entre dois e cinco anos para quem participe num duelo. Em paralelo, o crime de lesão corporal que resulte em morte está previsto no Artigo 205 do Código Penal japonês, com pena mínima de três anos.
Embora a aplicação da lei anti-duelo seja rara, o recurso a esse estatuto ocorreu pela última vez em outubro, numa altercação entre um estudante do ensino secundário e outro homem na província de Gunma, conforme o diário Asahi Shimbun.
Entre na conversa da comunidade