Em Alta desportofutebolpessoasnotíciainternacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Andreia Mósca vence II Prémio Dr. Mário Fonseca em Lousada

Andreia Mósca vence o Prémio Dr. Mário Fonseca, recebendo 30 mil euros para estudo da malária no Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (GIMM), com júri de excelência

Telinha
Por
Fotografia: CM de Lousada
0:00 0:00
  • A Prof.ª Dra. Andreia Mósca, investigadora do Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (GIMM), venceu a segunda edição do Prémio Dr. Mário Fonseca.
  • O projeto premiado incide sobre malária, com o estudo “Unveiling the hidden impact of gammaherpesviruses on Plasmodium liver-stage infection and immunity”.
  • O Município de Lousada e a Soma Group concederam 30.000 euros de financiamento à vencedora.
  • A sessão contou com um júri presidido pela Prof.ª Dra. Flávia Sousa e com o embaixador do prémio, Prof. Dr. Sobrinho Simões.
  • Estiveram presentes a Prof.ª Dra. Sandra Tavares, vencedora da edição anterior, e a Dra. Isabel Peixoto, que participou na tertúlia do evento.

A Prof.ª Dra. Andreia Mósca, investigadora do Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (GIMM), venceu a segunda edição do Prémio Dr. Mário Fonseca. O projeto premiado aborda a malária, através do estudo intitulado “Unveiling the hidden impact of gammaherpesviruses on Plasmodium liver-stage infection and immunity”. Para apoiar o desenvolvimento da pesquisa, o Município de Lousada e a Soma Group atribuíram um financiamento de 30 000 euros.

A sessão de entrega contou com um júri de referência, presidido pela Prof.ª Dra. Flávia Sousa, e com o embaixador do prémio, Prof. Dr. Sobrinho Simões. Estiveram presentes a vencedora da edição anterior, Prof.ª Dra. Sandra Tavares, e a Dra. Isabel Peixoto, que participou na tertúlia promovida no âmbito do evento.

Reconhecimento e financiamento: o prémio distingue trabalhos científicos na área biomédica, com foco em impactos para a saúde pública. Andreia Mósca lidera investigação sobre vacinas contra a malária no GIMM, contribuindo para avanços na imunologia e na luta contra a doença.

Perfil da vencedora: oriunda do Barreiro, a investigadora coordena equipas dedicadas a componentes da resposta imunitária e à prevenção da malária. O prémio valoriza a relevância do estudo para o entendimento de infeções hepáticas por Plasmodium e as vias de imunidade envolvidas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais