- A Comissão Europeia designou, na quarta-feira, oito projetos prioritários de infraestruturas energéticas, incluindo interligações elétricas pelos Pirenéus e um corredor de hidrogénio entre Portugal e Alemanha, para apoio da UE.
- Entre os projetos escolhidos estão a interligação elétrica através dos Pirenéus que reforça a ligação entre a Península Ibérica e a restante UE e um corredor de hidrogénio sudoeste que liga Portugal à Alemanha.
- A UE diz que os projetos respondem às necessidades mais urgentes para a União da Energia, com prioridade a ser definida a nível europeu e apoio nacional para implementação, sem prazos fixos anunciados.
- Na semana passada, a UE já havia apontado dois corredores com cobertura em Portugal — uma interligação elétrica Portugal–Espanha e um corredor de hidrogénio entre Portugal, Espanha, França e Alemanha — para apoio financeiro europeu.
- O comissário da Energia, Dan Jørgensen, reiterou que o cronograma varia conforme o projeto e que o apagão de abril destacou a necessidade de mais ligações, destacando o reforço das interligações como passo importante para a segurança energética.
A Comissão Europeia designou nesta quarta-feira as futuras Autoestradas da Energia, um conjunto de oito projetos prioritários para ligar redes elétricas e criar um corredor de hidrogénio europeu. Entre os projetos selecionados estão interligações elétricas pelos Pirenéus para a Península Ibérica e um corredor de hidrogénio que liga Portugal à Alemanha. A medida visa acelerar a implementação e exigir menos tempos de adaptação por parte dos Estados-membros.
Os projetos foram escolhidos com base na sua importância estratégica para a conclusão da União da Energia e no nível de apoio político necessário. A Comissão assegura que cada iniciativa receberá prioridade a nível comunitário e contará com apoio para uma rápida adoção nacional. Não foram divulgados prazos, apenas o compromisso com o diálogo entre a UE e os Estados-membros.
Na prática, a iniciativa sucede a decisão da UE na semana anterior de reconhecer dois corredores que abrangem Portugal como prioritários. Um deles liga Portugal e Espanha por meio de uma interligação elétrica com Passos como Ponte de Lima e Vila Nova de Famalicão. O segundo envolve uma ligação de hidrogénio entre Portugal, Espanha, França e Alemanha, incluindo uma infraestrutura de hidrogénio em Portugal e um interconetor com Espanha.
Questionado pela Lusa, o comissário da Energia, Dan Jørgensen, indicou que não foram estabelecidos prazos de conclusão e sublinhou que o trabalho não começa hoje, mantendo um diálogo ativo com os governos envolvidos. Referiu ainda que a resposta a um apagão recente passa pela expansão de ligações e que os oito projetos representam um avanço significativo.
Autoestradas da Energia
A Comissão frisou que o objetivo de curto prazo é aumentar a resiliência energética da UE, especialmente após a interrupção de abril na Península Ibérica. A conectividade ibérica tem estado abaixo de 3% face ao resto da EU, o que motivou o Governo português a defender uma meta de interligação de 15% até 2030. A UE concorda com essa necessidade, mantendo o foco em serviços de energia mais estáveis e na transição para renováveis.
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