- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou a Espanha de “um desastre” como parceiro da NATO durante uma reunião na Sala Oval, em Washington.
- Trump disse que a Espanha é “terrível” do ponto de vista dele, dirigindo as críticas ao governo espanhol.
- O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, afirmou que o caso é isolado no que diz respeito ao apoio logístico na gestão do conflito com o Irão.
- Trump mencionou a recusa do governo espanhol em permitir a utilização de bases espanholas para aeronaves americanas descolarem e participarem em ataques contra o Irão.
Na Sala Oval da Casa Branca, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que a Espanha é “um desastre” como parceira da NATO, citando a recusa de Madrid em abrir bases para aeronaves americanas que descolassem para ataques contra o Irão. A observação ocorreu durante uma reunião aberta a jornalistas.
Trump afirmou que a posição espanhola compromete operações e logística da aliança no conflito regional. O líder norte-americano reiterou que o apoio da Espanha é essencial para o envolvimento militar na região.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, respondeu ao comentário de Trump, defendendo que o problema em questão é isolado no que diz respeito ao apoio logístico na guerra com o Irão. A posição foi apresentada na mesma reunião.
Rutte sustenta que é caso isolado
Rutte explicou que a NATO não vê uma tendência coletiva entre os aliados quanto ao apoio logístico na linha de frente do conflito com o Irão. O secretário-geral enfatizou que a questão não representa a visão da aliança como um todo.
A delegação da NATO sublinhou que casos pontuais não devem ser interpretados como orientação oficial da aliança. As declarações chegaram no mesmo dia em que Trump criticou publicamente o papel da Espanha na cooperação militar.
Entre na conversa da comunidade