Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

João Ferreira salva Toyota em dia de domínio Ford no Dakar

João Ferreira fecha o dia com a melhor Toyota, num Dakar dominado pela Ford; sobe à 14.ª posição da geral

Telinha
Por
Pilotos cumpriram 5.ª etapa do Dakar2026
0:00
Carregando...
0:00
  • João Ferreira terminou a quinta etapa do Dakar como melhor Toyota, a 6m07s do vencedor Mitch Guthrie (Ford), num dia dominado pela Ford.
  • Mitch Guthrie Jr. manteve a liderança da geral, beneficiando de uma penalização a Nani Roma e repetiu o triunfo da terceira etapa.
  • Henk Lategan destacou as dificuldades de navegação na etapa, descrevendo-a como uma das mais difíceis que já abriu.
  • Martim Ventura chegou em 13.º na etapa, foi 6.º em Rally 2 e mantém o 8.º posto na classificação da categoria.
  • Nas motos, Luciano Benavides (KTM) foi o mais rápido na etapa de 356 km e subiu ao 3.º da geral; Daniel Sanders (KTM) recuperou a liderança da classe, terminando a etapa em 3.º, a 5m50s do vencedor.

João Ferreira terminou o segundo dia da etapa-maratona do Dakar, em território saudita, com a Toyota a ocupar o sétimo lugar entre os carros. A quinta etapa terminou em 3h54m46s, com Mitch Guthrie a vencer pela Ford. O português ficou a 6m07s do líder da prova.

Ferreira subiu ao 14.º posto da classificação geral, a 30m17s do líder, Henk Lategan. O sul-africano da Toyota manteve a liderança, apesar de ter ficado em 16.º na etapa de 372 km, vencida por Guthrie, que beneficiou de uma penalização a Nani Roma.

Guthrie garantiu o triunfo, repetindo a vitória da terceira etapa. A prova teve navegação difícil para Lategan, que descreveu a etapa como uma das mais complexas de abrir, sem as pistas habituais deixadas pelas motos.

Mudança de líder e distâncias

Nasser Al-Attiyah, em Dacia, ficou em 15.º e reduziu a diferença para Lategan para 3m17s, apesar de o sueco Mattias Ekström (Ford) terminar em 5.º na etapa e fechar o pódio a 5m38s do sul-africano.

Nas motos, Luciano Benavides (KTM) foi o mais rápido na etapa de 356 km, com 4h05m16s, subindo ao terceiro lugar da geral. Daniel Sanders (KTM) concluiu em 3.º, mantendo a liderança, seguido de Ricky Brabec (Honda).

Martim Ventura, piloto português, terminou a etapa em 13.º lugar, a 20m47s do argentino. Mantém o 8.º posto no Rally 2, a 1h38m50s do líder Preston Campbell (Honda).

João Monteiro (Can-Am) liderou entre os portadores de SSV, ocupando o 5.º lugar na etapa. Gonçalo Guerreiro (Polaris) e Hélder Rodrigues (Polaris) situaram-se no top 10, com Monteiro a seguir como o melhor classificado entre os portugueses na geral, em quarto.

Na classe Rally 2, Bruno Santos (Husqvarna) foi 21.º na etapa, terminando em 17.º da geral. Entre os portugueses, destaque ainda para Pedro Gonçalves (BBR), 9.º na geral da Challenger, após a etapa.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais