- A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) submeteu à Comissão Europeia o seu contributo sobre o desporto na Europa.
- O documento, intitulado Uma visão estratégica para o desporto na Europa: reforçar o Modelo Europeu do Desporto, ficará disponível para consulta pública.
- Entre os problemas apontados estão a crescente comercialização, a entrada de investimentos estatais estrangeiros, a diminuição do voluntariado, a pirataria digital, desequilíbrios na redistribuição e fragilidades na governação das federações.
- A CDP propõe medidas prioritárias, incluindo normas de governação, proteção de menores, criação de unidades antipirataria europeias e metas de igualdade de género.
- O documento submetido pode ser consultado na íntegra pela CDP junto da Comissão Europeia.
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) entregou à Comissão Europeia o contributo sobre o futuro do desporto na Europa. O documento é apresentado como uma visão estratégica para reforçar o Modelo Europeu do Desporto.
O texto, intitulado Uma visão estratégica para o desporto na Europa: reforçar o Modelo Europeu do Desporto, ficará disponível para consulta pública. A CDP aponta problemas estruturais que afetam o setor a nível continental.
Entre as questões destacadas estão a crescente comercialização, a entrada de investimentos estatais estrangeiros e a diminuição do voluntariado. Também se referem à pirataria digital, desequilíbrios na redistribuição financeira e fragilidades na governação das federações.
A CDP propõe medidas prioritárias para a adoção de normas de governação, proteção de menores e, também, a criação de unidades antipirataria europeias. O documento ainda prevê metas de igualdade de género no desporto europeu.
Medidas propostas
O contributo aponta, ainda, para o estabelecimento de mecanismos de supervisão e transparência. Propõe ações para fortalecer a proteção de menores e para combater a pirataria digital de forma coordenada a nível europeu.
Entre na conversa da comunidade