- Vítor Campelos foi o primeiro treinador de Raphinha na Europa, na equipa B do Vitória de Guimarães.
- O técnico admite que, na altura, não conseguir prever o sucesso que o extremo brasileiro iria alcançar.
- Raphinha tornou-se capitão do Barcelona e da seleção brasileira, atingindo grande reconhecimento.
- Campelos está sem clube desde que deixou o comando do AVS SAD na temporada passada.
- As declarações reforçam a distância entre o que foi o início europeu de Raphinha e o estatuto atual do jogador.
Vítor Campelos, então treinador da equipa B do Vitória de Guimarães, acompanhou o início europeu de Raphinha. O extremo brasileiro tornou-se capitão do Barcelona e da seleção brasileira, traço que começou sob a sua orientação.
O técnico de 50 anos admite que, na altura da contratação, era impossível antever o sucesso futuro de Raphinha. Se o dissesse, estaria a mentir, afirmou, referindo que o percurso do jogador foi inesperado.
Campelos está sem clube desde que deixou o comando do AVS SAD na temporada passada, conforme confirmou. O regresso ao mercado de trabalho ainda não tem data.
Contexto atual
O percurso de Raphinha, desde aquele começo português, ganhou expressão internacional com o desempenho no Barcelona e a liderança na seleção brasileira, refletindo no reconhecimento do jogador no panorama do futebol.
A história indica a importância de ambientes formadores na estrutura de carreira de um atleta de alta projeção, bem como o papel dos treinadores que acompanharam os primeiros passos no futebol europeu.
Entre na conversa da comunidade