- As bodycams vão ser usadas pela primeira vez em árbitros no futebol português, durante os oitavos da Taça de Portugal, numa experiência inédita.
- A medida foi anunciada pela Federação Portuguesa de Futebol e inspira‑se em testes internacionais como no Mundial de Clubes e na Taça Intercontinental.
- O objetivo é oferecer aos adeptos a perspetiva do árbitro durante a partida.
- Os primeiros jogos com bodycams são Lusitano de Évora vs. AD Fafe e AD Vila Meã vs. UD Leiria, com início às 14h.
- O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, disse que a tecnologia permite uma experiência mais humana e próxima do jogo, promovendo inovação na arbitragem nacional.
As bodycams vão ser usadas pela primeira vez em árbitros no futebol português, numa experiência inédita durante os oitavos de final da Taça de Portugal. A iniciativa é da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e decorre nesta jornada, com inspiração em testes realizados internacionalmente, em eventos como o Mundial de Clubes e a Taça Intercontinental. O objetivo é oferecer aos fãs a perspetiva do árbitro durante a partida.
Os primeiros jogos a contar com as bodycams são Lusitano de Évora frente a AD Fafe e AD Vila Meã ante UD Leiria, com início às 14h. A medida representa uma experiência pioneira na arbitragem portuguesa e pretende aumentar a transparência da decisão, sem perder o ritmo competitivo.
Inovação na arbitragem
O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, afirma que a tecnologia permite uma experiência diferente, mais próxima e humana do jogo. A perspetiva do árbitro deve enriquecer a compreensão dos lances por parte dos espectadores, mantendo o foco na objetividade das decisões.
Entre na conversa da comunidade