- O serviço meteorológico francês (Météo-France) alertou para forte risco de avalanches em quase todas as montanhas alpinas durante o fim de semana, com nível de perigo 4 em 5, possivelmente até terça-feira.
- Na região de Saboia, dois esquiadores morreram: um em La Plagne, soterrado enquanto praticava esqui fora de pista, e outro em Courchevel, soterrado pela neve pela manhã.
- Em total, 52 socorristas, cães de avalanche e um helicóptero foram mobilizados para localizar o esquiador soterrado, mas não foi possível reanimá-lo.
- Três esquiadores fora de pista morreram no sábado em duas avalanches distintas em Saboia (Val d’Isère e Arêches-Beaufort); um outro ficou ferido, arrastado para um lago e levado ao hospital em estado de hipotermia.
- Além disso, centenas de pessoas ficaram alojadas em ginásios e centros de emergência devido a perturbações no trânsito na região de Moûtiers e Val Thorens; cerca de 40 pessoas ficaram presas num autocarro a caminho de Arc 2000.
A Météo-France e autoridades locais alertaram para risco extremo de avalanches nas montanhas alpinas neste fim de semana, com possível extensão até terça-feira, devido à instabilidade da camada de neve. Desaconselhado o esqui fora de pista; as autoridades pedem extrema vigilância. França possui uma das maiores áreas de esqui do mundo.
A primeira ocorrência ocorreu na estação de La Plagne, onde um esquiador britânico de cerca de 50 anos ficou soterrado por uma avalanche durante prática fora de pista. Mobilizados 52 socorristas, cães de avalanche e um helicóptero, mas não foi possível reanimá-lo após 50 minutos de busca.
Na manhã seguinte, outro esquiador foi encontrado morto na estação alpina de Courchevel, soterrado pela neve, segundo informações da estação. Também se registaram seis avalanches em Saboia, nas áreas de esqui locais, ao longo da manhã.
Ameaças adicionais e impactos
Um esquiador ficou ferido após ser arrastado por uma avalanche durante a manhã e foi encontrado meio submerso num lago, transferido para o hospital em estado de hipotermia, indicou a estação de Tignes. O risco, de nível 4 em 5, pode despoletar avalanches maiores com a passagem de um único esquiador, alertou a Météo-France.
Neste fim de semana, três esquiadores morreram em duas avalanches distintas em Saboia: dois em Val d’Isère e um em Arêches-Beaufort, segundo as autoridades locais. O mau tempo também afetou o trânsito local, levando centenas de pessoas a passarem a noite em ginásios e centros de alojamento de emergência.
Continuidade do evento e efeitos logísticos
Cerca de 40 pessoas permaneceram presas numa viatura na estrada para Arc 2000, na Saboia, até serem resgatadas, conforme as autoridades policiais. As zonas de esqui permanecem sob vigilância reforçada, com instruções para evitar zonas de nevascas e vias não rastreadas.
As autoridades recomendam cautela adicional e monitorização de atualizações oficiais. O estado de alerta permanece ativo para as próximas horas, com condições sujeitas a alterações conforme o tempo e a persistência da instabilidade da neve.
Entre na conversa da comunidade