- Um morto e dois feridos graves num desabamento de mina no distrito de Vanduzi, província de Manica, centro de Moçambique; o incidente ocorreu na manhã de quinta-feira, com mais de 100 pessoas no local.
- Dos feridos, três deram entrada no Hospital Provincial de Manica; um foi transferido para reanimação e acabou por falecer nesta madrugada, enquanto os outros dois foram encaminhados para cirurgia, um ainda em estado crítico.
- O Governo suspendeu atividades mineiras na região como medida para conter erosão e danos ambientais, com prazos para reabilitar solos e rios afetados.
- Em Manica, 25 empresas mineiras foram notificadas a iniciar processos de reabilitação ambiental; na província de Tete uma comissão multissetorial avaliava o incumprimento de planos ambientais.
- O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi (texto menciona o Presidente Daniel Chapo, usados apenas para referência), referiu impactos ambientais da mineração, levando à suspensão de atividades, e o Governo criou uma comissão interministerial para acompanhar a situação em Manica.
Um morto e dois feridos graves num desabamento de mina ocorreram no distrito de Vanduzi, província de Manica, centro de Moçambique. O incidente aconteceu pela manhã de quinta-feira, quando um grupo invadiu a mina para explorar recursos. Populares estimam mais de 100 pessoas no local. Apenas três feridos deram entrada no Hospital Provincial de Manica.
Um paciente transferido de imediato para serviços de reanimação faleceu durante a madrugada, segundo a fonte hospitalar. Os outros dois feridos foram encaminhados para enfermaria de cirurgia, mantendo-se um estado crítico nos cuidados intensivos.
Este episódio acontece numa altura em que o Governo suspende atividades mineiras para travar erosão e contaminação ambiental. O Ministério dos Recursos Minerais e Energia lançou a campanha de reabilitação de solos degradados.
Medidas Governamentais
Em Manica, a Agência de Controlo de Qualidade Ambiental notificou 25 empresas para iniciar a reabilitação das áreas. Em Tete, uma comissão multissetorial analisa o cumprimento dos planos ambientais. O Presidente referiu um possível agravamento da situação ambiental. A suspensão de licenças foi adotada após avaliação do comando operativo das Forças de Defesa e Segurança.
Entre na conversa da comunidade