- Um sismo de magnitude 7,2 atingiu o Japão nesta segunda-feira, com o alerta de tsunami ativado, segundo a Agência Meteorológica japonesa (JMA), citada pela Associated Press.
- O epicentro ficou a cerca de 50 quilômetros abaixo da superfície do mar, afetando principalmente a costa de Hokkaido perto de Aomori.
- As centrais nucleares da região estão a realizar verificações de segurança.
- A NHK informou os detalhes do abalo, citada pela AP.
Um sismo de magnitude 7,2 atingiu o Japão nesta segunda-feira, com alerta de tsunami ativado. O abalo ocorreu a cerca de 50 quilómetros de profundidade, no acesso marítimo próximo da costa norte.
O tremor atingiu principalmente a região costeira de Hokkaido, junto à área da cidade de Aomori. A Agência Meteorológica japonesa confirmou a magnitude e o potencial de tsunamis, com cobertura mediática pela NHK e pela Associated Press.
As autoridades informaram que o alerta de tsunami permanece em vigor enquanto armadilhas de segurança são avaliadas. As centrais nucleares da região sumariamente realizam verificações de segurança, sem relatos de falhas até ao momento.
Verificações nas centrais nucleares
As operadoras estão a inspecionar sistemas de contenção e resfriamento, bem como planos de resposta a emergências. Técnicos monitorizam dados sísmicos e de radiação para confirmar a estabilidade das instalações.
Entre na conversa da comunidade