Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Alemanha regista queda nas exportações de armamento

Alemanha regista quebra nas exportações de armas em 2025, com 1,14 mil milhões de euros para a Ucrânia até 8 de dezembro, Noruega é principal beneficiária

Telinha
Por
O principal beneficiário da ajuda militar alemã foi a Noruega, com 1,31 mil milhões de euros
0:00
Carregando...
0:00
  • A Alemanha registou quebra nas exportações de armas em 2025, após dois anos de números recorde.
  • Entre 1 de janeiro e 8 de dezembro de 2025 foram autorizadas exportações no valor de 8,4 mil milhões de euros.
  • Em 2024 o volume de entregas aprovadas atingiu 13,33 mil milhões de euros, acima dos 12,15 mil milhões de euros de 2023.
  • Até 8 de dezembro, as exportações para a Ucrânia totalizaram 1,14 mil milhões de euros, muito abaixo dos 8,15 mil milhões de euros de 2024.
  • O governo de coalizão liderado por Friedrich Merz autorizou licenças de exportação no valor de 5,39 mil milhões de euros; Noruega foi o principal beneficiário com 1,31 mil milhões, seguido pela Turquia com 726 milhões; o deputado Ulrich Thoden critica a utilização estratégica das exportações.

A Alemanha registou uma quebra na exportação de armas e equipamento militar em 2025, após dois anos de números recorde, indicam dados oficiais. O Ministério da Economia revelou os números em resposta a uma pergunta do deputado Ulrich Thoden, da Esquerda, citados pela agência Europa Press. Entre 1 de janeiro e 8 de dezembro de 2025, as autorizações de venda totalizaram 8,4 mil milhões de euros.

Em 2024, as entregas aprovadas atingiram 13,33 mil milhões de euros, enquanto em 2023 tinham sido 12,15 mil milhões. O secretário de Estado do Ministério da Economia, Thomas Steffen, afirmou que houve uma quebra significativa nas exportações de armamento, com especial destaque para a Ucrânia. Até 8 de dezembro de 2025, as autorizações para Kiev contabilizaram 1,14 mil milhões de euros, muito menos do que os 8,15 mil milhões de euros registados em 2024.

Contexto e beneficiários

Uma porta-voz do ministério indicou que o apoio contínuo à Ucrânia se baseia, em parte, em licenças já concedidas anteriormente. Acrescentou que o financiamento para a Ucrânia tem vindo a ser canalizado para projetos de longo prazo, que não se refletem de imediato nas autorizações de exportação. Do total de licenças, o Governo de coligação liderado pelo chanceler Friedrich Merz é responsável por 5,39 mil milhões de euros.

Entre os beneficiários, a Noruega recebeu o maior montante, com 1,31 mil milhões de euros. Seguiu-se a Turquia, que atingiu 726 milhões de euros, o seu valor mais alto desde 1999. O deputado Ulrich Thoden criticou os números, apontando que o Governo utiliza as exportações de armas como instrumento estratégico para apoiar aliados, independentemente do historial em direitos humanos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais