- A Nestlé anunciou a retirada preventiva de lotes de fórmulas infantis NAN e Alfamino Júnior após detetar-se a presença potencial de cereulida, uma toxina da bactéria Bacillus cereus, numa matéria-prima utilizada.
- A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) acompanha a retirada, assegurando que o processo de recolha do mercado é eficaz, rastreável e protege a saúde pública.
- A ASAE informou que a ação é preventiva e voluntária, não tendo sido reportados casos de doença relacionados com os produtos em referência. Os retalhistas e distribuidores foram orientados a remover os lotes identificados.
- Os lotes afetados, segundo a Nestlé, incluem PreNAN 400 g; NAN SUPREME Pro 1 e 2 (800 g); NAN TOTAL 1 (400 g e 800 g); NAN TOTAL 2; NAN OPTIPRO 1 (800 g e 200 ml); NAN AR (800 g) e Alfamino Júnior; não há confirmação de incidências associadas ao consumo.
- A Nestlé informou que, se houver sintomas após o consumo, estes podem ocorrer entre 30 minutos e seis horas e incluem vómitos intensos, diarreia e sonolência; o uso de produto adquirido deve cessar e o valor pago será devolvido na íntegra.
A Nestlé anunciou a retirada preventiva de vários lotes de fórmulas infantis NAN e Alfamino Júnior, após detetar-se a presença potencial de cereulida, uma toxina da bactéria Bacillus cereus, em uma matéria-prima utilizada. A medida é tomada de forma proativa.
A ASAE confirmou o acompanhamento da operação, assegurando que o processo de recolha do mercado é eficaz e rastreável, com o objetivo de proteger a saúde pública e informar operadores e consumidores de forma oportuna.
A medida envolve a retirada voluntária de lotes específicos, notificada pela Nestlé Portugal, e abrange várias referências reportadas pela empresa. Não há confirmação de casos de doença associados aos produtos.
A Nestlé detalha que a decisão decorre de uma análise que identificou a potencial presença de cereulida na matéria-prima. A empresa assegura que não foram reportados sintomas até ao momento.
Os retalhistas e distribuidores foram aconselhados a retirar da venda os lotes identificados e a comunicar aos consumidores potenciais lotes afetados, para evitar a exposição.
Lotes afetados e orientações
Entre os produtos listados encontram-se PreNAN 400g, NAN SUPREMEPro 1 e 2 (800g), NAN TOTAL 1 (400g e 800g), NAN TOTAL 2, NAN OPTIPRO 1 (800g e 200ml), NAN AR (800g) e Alfamino Júnior.
A Nestlé indica que, caso haja consumo, os sintomas podem surgir entre 30 minutos e 6 horas e incluem vómitos, diarreia e sonolência, devendo procurar-se apoio médico se surgirem sinais. Se não houver sintomas, não há motivo de preocupação.
Para quem adquiriu produtos incluídos na retirada, a empresa assegura o reembolso integral do valor gasto, mediante apresentação de comprovativo. O número de lote pode ser consultado na parte inferior das latas ou no topo das embalagens, consoante o formato.
Entre na conversa da comunidade