Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Nélson Pereira assume a ULS de Matosinhos; SUCH com nova gestão

Nélson Pereira deverá liderar a ULS de Matosinhos e Francisco Maio Matos a Coimbra, na sequência da nova administração do SUCH

Telinha
Por
No fim de 2025, a Direcção Executiva do SNS confirmou que dez conselhos de administração terminaram o mandato
0:00
Carregando...
0:00
  • O SUCH tem nova administração: Carlos Manuel Pereira Andrade Costa foi nomeado presidente pelo período de três anos, em regime de exclusividade.
  • Cristina Pratas de Araújo Calheiros e Raquel Nair Pinto são as vogais executivas, com efeitos a 1 de janeiro; os mandatos anteriores terminaram a 20 de abril de 2025.
  • Tudo indica que, nas ULS, Nélson Pereira (Matosinhos) e Francisco Maio Matos (Coimbra) serão os nomes escolhidos para presidir, respetivamente.
  • Nélson Pereira já foi director clínico da ULS do Tâmega e Sousa e figura entre os finalistas para o INEM; Francisco Maio Matos é director do serviço de anestesiologia da ULS de Coimbra.
  • O SUCH é uma associação sem fins lucrativos tutelada pelo Ministério da Saúde, que presta serviços comuns aos hospitais, incluindo gestão de resíduos, dispositivos médicos e manutenção de equipamentos.

O SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, tutelado pelo Ministério da Saúde, tem uma nova administração. Carlos Manuel Pereira Andrade Costa foi nomeado presidente por três anos, em regime de exclusividade. A nomeação inclui a composição do conselho de administração, com Cristina Pratas de Araújo Calheiros e Raquel Nair Pinto como vogais executivas. Os mandatos anteriores terminaram a 20 de abril de 2025, levando à necessidade de novo órgão de gestão a partir de 1 de janeiro.

Entre as mudanças anunciadas, avança também a definição de futuras presidências nas ULS associadas. O PÚBLICO indica que Matosinhos deverá ficar sob liderança do médico Nélson Pereira, enquanto Coimbra deverá ser orientada por Francisco Maio Matos, ambos médicos. As candidaturas aparecem no contexto de fins de mandatos em várias unidades do SNS.

Novo rumo no SUCH

O despacho publicado no Diário da República explica que o novo conselho de administração entra em vigor já no primeiro dia de 2026. O objetivo é assegurar continuidade na gestão de serviços comuns hospitalares, como gestão de resíduos, manutenção e equipamentos. O SUCH funciona como uma associação sem fins lucrativos que presta serviços instrumentais aos hospitais.

Carlos Andrade Costa tem formação em direito, com gestão hospitalar e pós-graduação em instituições sem fins lucrativos. Possui experiência como presidente do Hospital de Vila Franca de Xira e da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, além de ter exercido funções na ULS de Santa Maria.

Alterações previstas nas ULS

Nas ULS, há expectativa de alterações adicionais, com foco na gestão e organização. Em Matosinhos, a direção já encerrou o mandato tres vezes, abrindo espaço para Nélson Pereira. Este médico já foi diretor clínico da ULS do Tâmega e Sousa e integrou a lista de finalistas à presidência do INEM.

Em Coimbra, a administração liderada por Alexandre Lourenço não será reconduzida. O nome apontado para a presidência é Francisco Maio Matos, diretor do serviço de anestesiologia da ULS de Coimbra, com Inês Rosendo a assumir a direção clínica e António Marques o cargo de enfermeiro-diretor.

Outros pontos relevantes

A situação da ULS Amadora-Sintra continua pendente, após a demissão do conselho de administração que a dirigia. Em várias unidades, incluindo São José, de Lisboa, e Matosinhos, aguardam-se Mandatos que encerrarem ainda em 2025, com ajustes que devem ser definidos pelas autoridades competentes nos próximos meses.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais