Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

IPO do Porto gera controvérsia após referência a quimioterapia

Voluntário no IPO do Porto, João Valente, ex-bancário, equilibra entre cuidados paliativos e centro de dia, onde a alegria vence o sofrimento

Telinha
Por
Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro fazem de tudo para que os utentes esqueçam a via-sacra da doença. Foto: Igor Martins
0:00
Carregando...
0:00
  • Voluntários apoiam utentes de vários hospitais do distrito no centro de dia da Liga Portuguesa Contra o Cancro e no Instituto Português de Oncologia do Porto, com dança, música e alegria.
  • João Valente, antigo bancário já reformado, tornou-se voluntário e permanece a viver a experiência no IPO do Porto.
  • A atividade envolve equilibrar dois ambientes: o piso dos cuidados paliativos e o piso do centro de dia, onde a alegria muitas vezes vence o sofrimento.
  • O contacto emocional e a regularidade das sessões ajudam a criar um ambiente de bem-estar para os utentes.

Voluntários apoiam utentes de diversos hospitais do distrito, em projetos no centro de dia da Liga Portuguesa Contra o Cancro e no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A atuação é marcada por ambiente de dança, música e alegria.

João Valente, antes bancário, tornou-se voluntário no IPO do Porto após a reforma. A experiência é descrita como uma montanha-russa emocional, entre o cuidado paliativo e o centro de dia da Liga.

Apoio contínuo e impacto prático são as maiores metas, com atividades que promovem bem-estar e socialização entre utentes e voluntários. O foco é manter uma atmosfera humana e próxima durante as rotinas hospitalares.

Entre dois pisos de cuidado

Valente participa no IPO do Porto, onde interage com utentes em cuidados paliativos, e no centro de dia da Liga, que acolhe quem já não está em internamento. A convivência é marcada pela música, dança e sorrisos.

A direção das instituições valoriza o papel dos voluntários como complemento às equipas médicas, reforçando a importância da componente social na recuperação e no conforto diário dos utentes.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais