Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Campanha procura dadores de medula óssea para criança de 12 anos

Equipes do IPST recolhem amostras em quatro concelhos para localizar dador de medula para o menino Afonso

Telinha
Por
Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O menino Afonso, 12 anos, foi diagnosticado com aplasia medular e a família está a mobilizar o país para encontrar um dador compatível de medula óssea.
  • Sem compatibilidade familiar, a procura recai sobre o Registo Nacional, com o Afonso internado no Centro Materno e Infantil do Norte, no Porto.
  • O caso motivou uma campanha nacional de recolha de potenciais dadores, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
  • No dia 14 de dezembro, equipas do IPST recolhem amostras em Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra; para integrar o registo é necessário ter entre 18 e 35 anos, ser saudável e não ter tido transfusão de sangue.
  • A história ganhou divulgação mediática, e a família pede a partilha massiva da informação, com a mensagem “Hoje o Afonso… amanhã um de nós”.

A família de Afonso, um menino de 12 anos diagnosticado com aplasia medular, está a intensificar a responsabilização do país na procura de um dador de medula óssea compatível. O objetivo é encontrar uma compatibilidade fora do círculo familiar, através do Registo Nacional.

O adolescente encontra-se internado no Centro Materno e Infantil do Norte, no Porto, após o diagnóstico confirmado na sexta-feira, 31 de outubro. A campanha visa aumentar o número de potenciais dadores registados, reduzindo o tempo de espera por um transplante.

A mobilização é apoiada pelo IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação) e já está a ganhar divulgação mediática nacional. A ideia é ampliar o registro de potenciais dadores para já não depender apenas de compatibilidade familiar.

Recolha de amostras a 14 de dezembro

No dia 14 de dezembro, equipas do IPST vão recolher amostras em quatro concelhos: Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra. Os interessados devem ter entre 18 e 35 anos, estar saudáveis e não ter histórico de transfusão de sangue.

A lista de pontos nacionais de recolha está disponível online para facilitar o acesso. A campanha pretende mobilizar a comunidade e aumentar as possibilidades de encontrar um dador compatível para Afonso e para outros doentes que aguardam transplante.

A história tem sensibilizado várias entidades e meios de comunicação, com o apelo a ser partilhado de forma alargada. O cartaz da família incentiva a participação com a mensagem: hoje o Afonso, amanhã pode ser alguém de todos nós.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais