Em Alta desportofutebolpessoasnotíciainternacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

A nossa voz pode mudar o mundo, segundo estudo

Cerimónia no auditório do PÚBLICO, em Lisboa, assinala a entrega dos prémios do concurso escolar, com depoimentos de alunas e reforço da literacia mediática

Telinha
Por
Photo
0:00 0:00
  • A entrega dos prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares realizou-se na quarta-feira, 3 de dezembro, no auditório do PÚBLICO em Lisboa, com participação de escolas de várias regiões.
  • O jornal Entre Pontes, dirigido por Eva Fernandes, recebeu o prémio atribuído aos jornais de agrupamentos escolares; o segundo prémio foi para o AE de Ponte de Lima.
  • Alunos de várias escolas partilharam testemunhos sobre como o jornal escolar mudou as suas vidas, abordando curiosidade, recolha de informação e expressão de preocupações.
  • O diretor do PÚBLICO, David Pontes, afirmou que a missão de levar o jornalismo às escolas é cada vez mais premente para combater a desinformação e promover literacia mediática.
  • O ministro da Educação, Fernando Alexandre, destacou a importância da literacia mediática para a cidadania ativa, enfatizando a necessidade de fazer perguntas e o equilíbrio entre liberdade de expressão e ruído nas redes sociais, numa cerimónia que comemora o Dia da Literacia Mediática.

Na quarta-feira, 3 de dezembro, decorreu no auditório do PÚBLICO, em Lisboa, a entrega dos prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares. O evento, integrado no Dia da Literacia Mediática, reuniu estudantes de várias regiões do país para reconhecerem o trabalho realizado nos jornais escolares.

A cerimónia contou com depoimentos de alunas de diversas escolas e da diretora do jornal Entre Pontes, que dirige o projeto junto aos alunos. O AE de Ponte de Lima recebeu o segundo prémio na categoria de jornais de agrupamentos escolares.

Durante a sessão, foram sublinhadas as mudanças provocadas pela participação no jornalismo escolar na vida dos jovens, com especial ênfase na capacidade de recolher informação, questionar e comunicar de forma responsável. A importância da literacia mediática foi reforçada por todos os presentes.

O diretor do PÚBLICO, David Pontes, destacou a missão de levar ferramentas do jornalismo às escolas, afirmando que o projeto ganha relevância face à disseminação de desinformação. O objetivo é formar cidadãos mais informados e críticos.

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, enfatizou que a literacia mediática é essencial para a participação cívica numa democracia. O governo defende que saber fazer perguntas é crucial, especialmente com o aumento do ruído informativo nas redes sociais.

A cerimónia ocorreu no âmbito do Dia da Literacia Mediática, promovido pelo PÚBLICO na Escola. O vídeo da entrega dos prémios está disponível no portal digital, mantendo o foco na literacia e no papel dos jovens na comunicação.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais