- A Ford anunciou um impacto negativo de 19,5 mil milhões de dólares devido à decisão de descontinuar vários modelos 100% eléctricos.
- O F-150 Lightning será substituído por um modelo electrificado que usa um motor a gasolina para alimentar a bateria, e estão também a eliminar a pick-up eléctrica de código T3 e as carrinhas comerciais eléctricas planeadas.
- O CEO, Jim Farley, disse que o mercado mudou nos últimos dois meses e que a empresa vai concentrar-se em modelos a gasolina e híbridos, com algumas demissões numa fábrica de baterias no Kentucky no curto prazo.
- A Ford projeta que a sua combinação de híbridos, veículos eléctricos com extensão de autonomia e 100% eléctricos atinja 50% das vendas até 2030, face a cerca de 17% atualmente.
- A empresa elevou a previsão de lucro ajustado para 2025 para cerca de 7 mil milhões de dólares, e a decisão reflete também a redução da procura por eléctricos nos EUA, associada a políticas da Administração Trump.
A Ford anunciou um impacto negativo de 19,5 mil milhões de dólares, após decidir descontinuar vários modelos 100% elétricos. A medida surge numa fase de ajuste provocado por políticas da Administração Trump e pela menor procura por veículos movidos a bateria.
A empresa vai substituir o F-150 Lightning por um modelo electrificado que utiliza um motor a gasolina para alimentar a bateria. Também serão abandonados a pick-up eléctrica de código T3 e as carrinhas comerciais elétricas planeadas.
Jim Farley, CEO da Ford, disse à Reuters que o mercado mudou nos últimos dois meses, o que motivou a decisão. A Ford vai focar-se em modelos a gasolina e híbridos, com algumas demissões numa fábrica de baterias no Kentucky a curto prazo.
Mudanças estratégicas e números
Os 19,5 mil milhões incluem 8,5 mil milhões pelo cancelamento de modelos elétricos previstos, cerca de 6 mil milhões pela dissolução da joint venture de baterias com a SK On e 5 mil milhões em despesas associadas ao programa.
A Ford eleva a previsão de lucro ajustado para 2025 para cerca de 7 mil milhões de dólares, acima da faixa anterior entre 6 e 6,5 mil milhões. A meta global para 2030 passa a incluir 50% de hybrids e EV com extensor de autonomia.
A empresa já vende menos de 20% da sua produção combinando híbridos e veículos elétricos até 2030, com a estratégia atual a apostar em modelos mais acessíveis. O preço do primeiro modelo da nova equipa deverá ficar por volta de 30 mil dólares.
Contexto do mercado elétrico nos EUA
As políticas da Administração Trump remodelam o mercado eléctrico ao reduzir o apoio federal aos EVs e flexibilizar regras de emissões, o que pode favorecer veículos a combustão. As vendas de EV caíram cerca de 40% em novembro face a outubro, após o fim do crédito fiscal de 7.500 dólares.
General Motors e Stellantis também ajustaram planos para EVs. A GM registou custos de 1,6 mil milhões de dólares com ajustes a fábricas de EVs, enquanto a Stellantis cancelou a produção de uma Ram eléctrica para se concentrar em híbridos.
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