- O Município do Porto vai suspender temporariamente os processos de adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) entre 15 de dezembro e 10 de janeiro.
- A medida visa evitar adoções por impulso e promover uma decisão responsável, com a vice-presidente da Câmara, Catarina Araújo, a dizer que “um animal não é um presente”.
- A retoma de agendamentos de visitas aos animais disponíveis para adoção está marcada para 6 de janeiro, mediante marcação prévia por telefone ou correio eletrónico; no primeiro sábado de cada mês há visitas ao CROA.
- A página de Ambiente do Município do Porto disponibiliza informações sobre os animais à espera de adoção e as etapas a ponderar antes de tomar essa decisão.
- Desde a criação, o CROA promove bem‑estar e adoção responsável através de campanhas, visitas guiadas e ações junto de comunidades séniores e escolares.
O Porto vai suspender temporariamente os processos de adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) durante a época natalícia, entre 15 de dezembro e 10 de janeiro. A medida, mantida em anos anteriores, pretende evitar decisões por impulso e promover escolhas mais conscientes.
A decisão envolve o CROA e o Município do Porto. O objetivo é alertar famílias para a responsabilidade que envolve acolher um animal, evitando devoluções ou abandono devido a decisões precipitadas durante as festas.
A suspensão ocorre este ano entre 15 de dezembro e 10 de janeiro, mantendo a retoma de agendamentos a partir de 6 de janeiro. Os interessados podem marcar visitas por telefone ou correio eletrónico.
Durante o período, o CROA continua a promover campanhas de sensibilização e a incentivar a reflexão entre famílias, com atividades que visam uma adoção responsável. O objetivo é equilibrar bem-estar animal e compromisso familiar.
Agendamento e informações
A partir de 6 de janeiro, o agendamento de visitas aos animais disponíveis para adoção volta a estar disponível, mediante marcação prévia. O município também reforça que o primeiro sábado de cada mês permite visitas ao CROA.
Para informações sobre os animais à espera de adoção e as etapas da decisão, está disponível na página de Ambiente do Município do Porto. O CROA mantém iniciativas de divulgação e ações pedagógicas com a comunidade escolar.
Entre na conversa da comunidade