O Ministério da Educação anunciou, em março, um relatório para regular a presença de entidades externas nas escolas. A medida surge após episódios envolvendo conteúdos sexuais promovidos por influenciadores digitais e mira evitar situações semelhantes no ambiente escolar. A ideia é definir regras claras para a participação externa em espaços educativos.
Estudantes de todo o país estão a contestar a proposta, criticando que o documento pode permitir aos diretores bloquear reuniões gerais de alunos e restringir a autonomia das coletividades estudantis. A oposição é centrada na abrangência de regras que cobre atividades com participação externa, segundo as críticas.
Para Rui Rodrigues, presidente da Associação de Estudantes da Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, a justificação dos influenciadores serviu apenas como pretexto. O responsável afirma que, na prática, o texto de 14 páginas amplia as regras a qualquer atividade com participação externa, o que, na sua leitura, facilita impedimentos a iniciativas estudantis.
Implicações para a democracia escolar
A contestação envolve a percepção de que as regras podem limitar a gestão autónoma das associações por parte dos alunos. Em médio prazo, a discussão pode intensificar-se entre entidades estudantis e a tutela, com eventuais alterações ao documento em consulta pública. Ainda não há confirmação de evolução legislativa.
Entre na conversa da comunidade