- A UKMTO elevou no sábado o nível de ameaça no Estreito de Ormuz para substancial, após ataques a navios comerciais na via marítima.
- O comandante de um navio-tanque disse ter sido atingido por um projétil não identificado, com danos na ponte de comando, mas sem feridos.
- A organização alertou para a presença de minas marítimas na passagem e informou que deve haver forte presença naval durante as operações de desminagem, com possível congestionamento nas rotas.
- O episódio ocorre num contexto de tensões entre Estados Unidos e Irão, com ataques e respostas envolvendo drones, mísseis e negociações sobre o controlo do estreito.
- O Bahrein condenou ações iranianas, alegando que afetam a segurança de cidadãos e residentes, em meio a acusações mútuas entre Teerão e Washington.
O Reino Unido aumentou no sábado o nível de ameaça no Estreito de Ormuz para substancial, depois de ataques contra navios comerciais na via marítima. A comunidade marítima UKMTO informou que o comandante de um cargueiro-tanque foi atingido por um projétil não identificado, tendo ocorrido danos na ponte de comando, mas sem registo de feridos.
A agência alertou para a presença de minas marítimas na área e pediu que os navios mantenham uma forte presença naval, enquanto decorrem operações de desminagem. Também avisou sobre potenciais congestionamentos nas rotas de passagem, numa região critical para as viagens globais de energia.
A tensão entre Washington e Teerão persiste no contexto de um memorando de entendimento recente, que prevê, de forma provisória, o levantamento de bloqueios pelo lado estadounidense em troca da reabertura do estreito pelo Irão. As partes divergem quanto ao controlo da passagem.
No mesmo contexto, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) informou que aviões norte-americanos atingiram depósitos iranianos de mísseis e drones, bem como radares costeiros, após um ataque iraniano com drone suicida ao navio cargueiro M/V Ever Lovely, de bandeira de Singapura, que deixava o Estreito de Ormuz perto de Omã.
Teerão responsabilizou Washington pela violação do cessar-fogo, com comentários de representantes iranianos que acusam os EUA de falta de compromisso com a negociação. Administração iraniana e meios estatais destacaram que os ataques estariam ligados a alegadas agressões dos EUA.
As forças iranianas, por sua vez, anunciaram ataques a posições militares norte-americanas na região em retaliação à suposta agressão dos EUA. De forma paralela, o Bahrein afirmou ter sido visado por drones iranianos, acusando Teerão de minar os esforços de paz na região.
O ministério dos Negócios Estrangeiros do Bahrein publicou uma nota de condenação ao ataque ao território do país, classificando-o como uma ameaça à segurança de cidadãos e residentes. A escalada ocorrer num cenário de intensificação das tensões entre as potências da região.
Entre na conversa da comunidade