Em Alta Copa do Mundo futeboldesportoPortugalinternacionaisgoverno

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Fim dos escalões femininos de andebol no Sporting gera denúncia de desigualdade

Fim dos escalões femininos de andebol do Sporting provoca queixa de desigualdade à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

Fim da formação de andebol feminina levou a queixa contra o Sporting por desigualdade
0:00
Carregando...
0:00
  • O Sporting anunciou o fim dos escalões de formação feminina de Andebol, com perspetiva de uma equipa sénior apenas na temporada 2027/28.
  • A decisão gerou queixa na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que confirmou receber informações e estar a analisar o caso.
  • O clube justifica a suspensão pela estratégia da modalidade, assegurando continuidade do desporto feminino noutras áreas como basquetebol, natação, atletismo, ginástica e voleibol.
  • Familiares e pessoas próximas apresentaram várias propostas (patrocínios, criação de equipa sénior) que teriam sido recusadas, alegando falta de equilíbrio financeiro entre as atletas.
  • As jogadoras da formação atuavam nos escalões Minis, sub-14, sub-16 e sub-18, em campeonatos nacionais e regionais.

O Sporting anunciou o fim dos escalões de formação feminina de Andebol, decisão comunicada no início de junho. A medida surge após a promessa de manter uma equipa sénior para a época 2027/28, em Lisboa.

A notícia surpreendeu dezenas de atletas e respetivas famílias que integram os escalões de formação. O clube confirmou que não iria prosseguir com a modalidade para raparigas, justificando a decisão pela inexistência de uma equipa sénior que assegurasse a continuidade desportiva.

A decisão motivou uma queixa junto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). A CIG confirmou ter recebido um pedido de informações e informou que o assunto está em análise, com direito ao contraditório garantido às entidades visadas.

O SCP aclarou que a suspensão da modalidade enquadra-se na estratégia da própria disciplinar da Andebol e não representa mudança na política global do clube. O clube reforçou o compromisso com o desporto feminino em outras modalidades, como basquetebol, natação, atletismo, ginástica e voleibol.

As atletas da formação atuavam em escalões Minis, sub-14, sub-16 e sub-18, em campeonatos nacionais e regionais, antes da decisão. Familiares indicaram que apresentaram propostas alternativas ao clube, incluindo patrocínios, sem sucesso até ao momento.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais