- Hong Myung-bo demitiu-se do cargo de selecionador da Coreia do Sul após nova eliminação precoce no Mundial, terminando o Grupo A em terceiro lugar com três pontos.
- A equipa iniciou com vitória frente à República Checa (2-1), mas sofreu derrotas subsequentes por 1-0 e ficou afastada dos oitavos de final.
- O técnico, de 57 anos, foi o primeiro treinador sul-coreano a orientar a seleção em dois Mundiais, mantendo contrato até fevereiro de dois mil e vinte e sete.
- A equipa técnica inclui os portugueses João Aroso, Tiago Maia, Pedro Roma e Nuno Matias.
- Hong Myung-bo foi jogador destacado no Mundial de 2002, onde foi considerado o terceiro melhor jogador, atrás de Oliver Kahn e Ronaldo, e integrou o bronze olímpico em Londres 2012.
Hong Myung-bo entregou hoje o cargo de selecionador da Coreia do Sul, após a eliminação precoce no Mundial. A decisão foi confirmada pela agência Yonhap. O técnico apresentou a demissão após o grupo ficar orbitando fora da disputa dos oitavos de final.
O antigo defesa central tem 57 anos e voltou ao comando em 2023, tornando-se o primeiro treinador sul-coreano a orientar a seleção em dois Mundiais. Em 2014 já tinha ficado pela fase de grupos, e repetiu o desfecho neste torneio.
Na fase de grupos, a Coreia do Sul terminou no terceiro lugar do Grupo A, com três pontos. Venceu a República Checa por 2-1 na abertura, e perdeu 1-0 frente a México e África do Sul. O rótulo de eliminação precoce manteve-se.
Equipa técnica e contexto
A equipa técnica incluía os portugueses João Aroso, Tiago Maia, Pedro Roma e Nuno Matias, todos sob contrato até fevereiro de 2027, data da Taça da Ásia de 2027, disputada na Arábia Saudita.
A Coreia do Sul já tinha passado ao Mundial de 2022 com Paulo Bento ao leme, sendo eliminada nos oitavos de final pelo Brasil, por 4-1. Humberto Coelho, atualmente vice-presidente do Benfica, foi o primeiro português a orientar a seleção, entre 2003 e 2004.
Entre na conversa da comunidade